Porto Novo, 21 Mar (Inforpress) – Porto Novo, em Santo Antão, está em vias de receber um plano de reabilitação das trilhas turísticas e de construção de miradouros em algumas localidades deste município, anunciou hoje a edilidade porto-novense.
A informação foi avançada pelo vereador Luís Gonzaga, no arranque da primeira sessão ordinária da Assembleia Municipal do Porto Novo, em resposta a uma preocupação dos eleitos municipais sobre a degradação das trilhas turísticas, neste concelho.
O deputado municipal Odair Gomes (PAICV) avançou que Porto Novo dispõe de 200 quilómetros de trilhas, mas que 50 por cento (%) das quais estão em “situação deplorável”.
Este eleito municipal do partido que sustenta a câmara municipal alertou para a situação de vários desses percursos que precisam mesmo de obras de reconstrução, tal é o seu estado de degradação.
A deputada Carlita Santos (MpD) pediu à autarquia para proceder à limpeza das trilhas na Ribeira das Patas e noutras localidades rurais do município.
O vereador Luís Gonzaga assegurou que a autarquia já tem um plano para a melhoria desses caminhos, o qual conta com a parceria do Fundo do Turismo e cujo início se prevê para breve.
Além da reabilitação das trilhas, o plano consiste ainda na construção de miradouros, designadamente em Chã de Branquinho, Mesa, Selada da Ribeira das Patas e no Tarrafal de Monte Trigo.
Os operadores turísticos no município do Porto Novo têm estado a alertar para o “mau estado” das trilhas neste concelho.
O operador turístico Amadeu Ramos avisou que tem havido acidentes com os turistas derivados do mau estado dos percursos.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar