Porto Novo: Transporte escolar e infraestruturas educativas abordados com ministro da Educação

Inicio | Cooperação
Porto Novo: Transporte escolar e infraestruturas educativas abordados com ministro da Educação
21/02/25 - 01:24 pm

Porto Novo, 21 Fev (Inforpress) – A problemática do transporte escolar, acção social escolar, infra-estruturas educativas e a gestão do pré-escolar são questões abordadas durante um encontro realizado, quinta-feira, na cidade da Praia, entre o ministro da Educação e a edil porto-novense.

Elisa Pinheiro, que se fez acompanhar dos vereadores Luiz Gonzaga e Celso Medina, foi recebida, a seu pedido, pelo ministro da Educação, Amadeu Cruz, um encontro que teve como propósito “fortalecer o diálogo institucional e abordar questões relacionadas ao sector da educação” no município do Porto Novo.

Uma nota da autarquia, a que a Inforpress teve acesso, informou que foram abordadas questões ligadas ao programa de transporte escolar, que tem sido um dos principais desafios que se colocam ao sector da educação no concelho do Porto Novo.

A ação social escolar, infra-estruturas educativas e a gestão do pré-escolar, bem como questões ligadas ao ensino superior foram ainda tratadas no encontro, em que o ministro da Educação destacou a “boa relação e parcerias” que o seu ministério tem mantido com as câmaras municipais no arquipélago, prometendo “trabalhar para dar respostas aos desafios da educação” em Cabo Verde.

A edilidade porto-novense informou, recentemente, que existem “avultadas dívidas” deixadas pela anterior executivo em relação ao transporte escolar e que está em negociações com os prestadores deste serviço com vista à resolução do problema.

De acordo com dados apurados pela Inforpress, anualmente são investidos mais de quatro mil contos no transporte escolar no município do Porto Novo.

Em relação a infra-estruturas educativas, o ministro da Educação, em declarações à Inforpress, anunciou que o Governo pretende avançar com a construção de um liceu na cidade do Porto Novo, cujo financiamento está a ser mobilizado.

A Escola Técnica João Varela tem funcionado, há mais de duas décadas, em regime misto, ou seja, ministrando o ensino técnico e profissional e ainda a via geral.

O Governo pretende construir o liceu para libertar a escola técnica para, exclusivamente, se dedicar ao ensino técnico e profissional, avançou o governante. 

Quanto ao ensino superior, a autarca Elisa Pinheiro, num recente encontro, com uma delegação da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) sugeriu o alargamento das unidades orgânicas em Santo Antão, com vista ao alargamento das ofertas formativas na ilha.

A UTA dispõe de uma unidade orgânica em Santo Antão, o Instituto das Ciências e Tecnologias Agrárias, que ministra os cursos de agronomia e zootecnia.   

JM/AA

Inforpress/Fim  

Partilhar