Porto Novo, 10 Jun (Inforpress) – A escola “Sonjon Nôs Cultura e Nôs Tredison” está a desenvolver acções de formação sobre toca e afinamento de tambores que tem contando com a presença de dezenas de crianças e jovens, informou hoje a direcção dessa escola.
Esta iniciativa, que se insere no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, decorre desde o mês de Abril e tem contado com "muita adesão" de crianças e jovens e adolescentes interessados em aprender a tocar e afinar o tambor de São João.
A meta dessa escola, segundo a sua direcção, é atingir a participação de mais de uma centena de participantes nessas acções de formação e nos workshops no domínio de toca e afinamento de tambores, mas também de “colá sonjon”.
Esta escola diz apostada na defesa da identidade cultural e dos meios de tradições orais que fazem parte das festas de romarias, contribuindo para “a salvaguarda, manutenção e continuidade das actividades culturais” em Santo Antão.
As formações, que têm parte teórica e uma vertente prática, estão a ser ministradas no Laboratório Experimental do Artesanato e design – LEAD, na cidade do Porto Novo e já houve uma primeira manifestação pública dos jovens, com a realização de um desfile.
Esta escola, criada por promotores das festas de São João no Porto Novo, destaca o envolvimento do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a parceria da câmara municipal neste projecto.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar