Porto Novo, 01 Jun (Inforpress) – Os mais conhecidos construtores de tambores no município do Porto Novo, Sebastião Monteiro (Betxinha) e Noé Cruz, têm estado a colocar os seus produtos nos Estados Unidos da América (EUA), Países Baixos e no Luxemburgo.
Estes dois artesãos, que redobram, nesta altura do ano, em que se celebram as festas de romaria, os esforços para atender à procura, confirmaram à Inforpress que os EUA, os Países Baixos e o Luxemburgo são os países onde os seus tambores são muito procurados.
Betxinha, 67 anos, confecciona tambores há mais de 40 anos, diz que os seus tambores são muito requisitados em Cabo Verde, mas também no estrangeiro, designadamente nos Estados Unidos da América (EUA), nos Países Baixos e no Luxemburgo.
Noé Cruz, 59 anos, confirma também que os seus tambores, com selo de origem dos produtos genuínos de Santo Antão, “já são muito conhecidos” em Cabo Verde, designadamente nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal e Boa Vista, mas também no estrageiro.
Noé Cruz, que possui um ateliê de construção de tambores e navios de São João, disse que tem recebido pedidos de várias ilhas, como São Vicente, Sal e Boa Vista, mas os seus tambores já são também muito conhecidos em alguns países estrangeiros, como os EUA e o Luxemburgo.
Este artesão começou a fabricar tambores em 2013 e, em mais de uma década, já fabricou “centenas” de tambores, enquanto o Betxinha, com cerca de 40 anos desta profissão, terá já confeccionado mais de um milhar de tambores.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar