Porto Novo, 09 Jul (Inforpress) – Porto Novo, em Santo Antão, é um dos municípios do país contemplados com a iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional, denominada “IEFP na Zona”, com uma deslocação dos técnicos ao interior do concelho.
A Inforpress soube junto do IEFP que esta iniciativa tem sido “uma excelente oportunidade” para a equipa deste instituto e dos centros de emprego e formação profissional interagir com os jovens nas comunidades.
No município do Porto Novo, a equipa do IEFP estará no dia 11 de Julho na Ribeira das Patas.
O propósito do “IEFP na Zona” é levar os jovens a conhecerem as ofertas formativas disponíveis e visa ainda promover acções de formação para a juventude, segundo a mesma fonte, que informou que, em Santo Antão, foi já contemplado também o município da Ribeira Grande.
Uma nota do IEFP diz que esta iniciativa tem permitido apresentar formações aos jovens, que se mostram entusiasmados e têm demonstrado interesse em participar nos cursos, prometendo este instituto facilitar o acesso a estas iniciativas com o apoio a nível do transporte.
O Centro de Emprego e Formação Profissional de Santo Antão anunciou, recentemente, a oferta formativa para 2025, que prevê a realização de mais de duas dezenas de cursos nas diferentes áreas de actividades.
O programa, a que a Inforpress teve acesso, enumera as acções de formação previstas, destacando áreas como a administração, turismo, finanças, cozinha, serralharia, soldadura, manutenção de equipamentos de refrigeração e climatização, bem assim elaboração barbearia e elaboração industrial de produtos alimentares.
Cursos como guias de turismo, administração e finanças, animação turística, trabalhos de acabamentos da construção civil, cuidadores de pessoas dependentes, gestão contabilística, cozinha, gestão de turismo rural, actualização de competências pedagógicas, padaria e pastelaria estão programados para este ano.
A partir de Setembro próximo, Porto Novo passará a contar com um polo de formação profissional, cujas obras devem ficar prontas entre os meses de Julho e Agosto.
As antigas instalações da fábrica de queijo do Porto Novo estão, desde os finais de 2024, a ser remodeladas para receber o polo de formação profissional deste concelho, num investimento de mais de 20 mil contos, financiado pelo Governo.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar