Porto Novo, 26 Jun (Inforpress) – Os serviços de protecção civil no município do Porto Novo, em Santo Antão, têm em preparação uma campanha de sensibilização dos agricultores sobre a prevenção de queimadas nesta altura do ano.
A Inforpress soube que os serviços de protecção civil, sob a coordenação da Câmara Municipal do Porto Novo, vão desencadear, a partir de Julho, acções de sensibilização dos agricultores sobre a problemática de queimadas nas zonas agrícolas de sequeiro, para se evitar incêndios.
Em 2024, deflagraram vários fogos em zonas agrícolas e florestais a partir de queimadas, sendo o mais significativo o caso da Ribeirão Fundo, onde arderam cerca de 20 hectares de florestas e de plantações.
Nos últimos anos têm sido várias as situações de queimadas que levaram a incêndios em zonas florestais e agrícolas, uma situação que tem estado no centro da preocupação do Ministério da Agricultura e Ambiente, mas também dos bombeiros voluntários e da Câmara Municipal do Porto Novo.
O Ministério da Agricultura e Ambiente tem estado a alertar os camponeses para os efeitos nefastos das queimadas, que provocam a eliminação dos restos vegetais que ajudam na formação da matéria orgânica do solo, além do seu impacto no aquecimento global.
Também a Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) pediu recentemente ao Governo para responsabilizar com coimas as pessoas que continuam a praticar queimadas nos terrenos para agricultura.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar