Porto Novo, 10 Dez (Inforpress) – A população do Monte Trigo, no município do Porto Novo, continua sem visita médica desde Novembro de 2023, apesar do Ministério da Saúde ter anunciado recentemente o envio de um médico para essa aldeia isolada.
A líder desta comunidade, Maria Miranda, confirmou hoje à Inforpress que Monte Trigo continua há mais de um ano sem visita médica, alertando para o abandono dessa aldeia piscatória por parte do Ministério da Saúde.
A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, disse, em Outubro, na Assembleia Nacional, que um médico estava nessa altura a caminho do Tarrafal e Monte Trigo, onde passaria a prestar, por algum tempo, os cuidados primários à população dessas duas comunidades.
“Aqui no Monte Trigo nunca chegou qualquer médico. Continuamos sem visita médica há mais de um ano”, avançou a líder local, informando que quem tem sofrido mais com essa situação são os idosos e acamados.
O delegado de Saúde do Porto Novo, Carlos Dias, escusou-se a falar da promessa feita pela ministra da Saúde sobre a colocação de um médico no Tarrafal e Monte Trigo, mas assegurou que as condições estão a ser criadas para que a delegacia de saúde retome as visitas a Monte Trigo.
Desde que as condições logísticas sejam criadas e as condições do mar permitam, uma equipa médica da Delegacia de Saúde do Porto Novo estará pronta para retomar a visita a Monte Trigo, afiançou Carlos Dias, informando que essa questão está a ser ponderada.
Para se deslocar a Monte Trigo é necessário ponderar a questão de segurança e logística, explicou este responsável.
A deslocação a Monte Trigo faz-se por via marítima com recurso a botes (a viagem dura 45 minutos) e não há desembarcadouro nessa aldeia.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar