Porto Novo, 17 Jul (Inforpress) – O presidente da Associação Luz Verde do Norte, no Planalto Norte, no município do Porto Novo, garantiu hoje que tudo está preparado para a realização da segunda edição do Festival de Montanha, que arranca sexta-feira, 18.
Maduino Lima disse à Inforpress que este festival, com duração de três dias, vai ser marcado por uma feira agropecuária para promover a cultura, dinamizar a economia local e fortalecer os laços comunitários.
O queijo fresco e curado, doces e licores são alguns dos produtos locais que estarão na feira agropecuária, inserida na segunda edição do Festival de Montanha que, segundo este responsável, constitui uma oportunidade para divulgar as potencialidades do Planalto Norte.
Este evento, marcado ainda pelo desporto e actuação musical, vai ter como um dos momentos altos uma conversa aberta “Pensar Planalto Norte”, em que os residentes vão debater as potencialidades e dos desafios desta parcela do território municipal, marcada pelo êxodo rural devido à seca.
O Planalto Norte, uma das zonas mais visitadas pelos turistas que visitam Santo Antão, é conhecido por albergar o vulcão Tope de Coroa e o parque natural envolvente, eleito como uma das sete maravilhas naturais de Santo Antão.
O planalto, que tem na pecuária e no turismo as principais actividades económicas, enfrenta outros desafios, entre eles dificuldades de acesso que condicionam a vida das pessoas que vivem na zona e o saneamento.
A população aponta a necessidade da construção de uma estrada como o principal desafio que se colocam ao sector do turismo no Planalto Norte, ainda assim muito visitado durante a época alta em Santo Antão.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar