Porto Novo/Planalto Norte: Iluminação pública continua a preocupar moradores

Inicio | Sociedade
Porto Novo/Planalto Norte: Iluminação pública continua a preocupar moradores
09/06/25 - 03:56 pm

Porto Novo, 09 Jun (Inforpress) – O Planalto Norte, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, continua sem iluminação pública, uma situação com que se deparam os moradores há cerca de quatro anos, soube a Inforpress junto da população. 

O Planalto Norte, que dispõe de uma central fotovoltaica desde 2018, está sem iluminação pública desde 2021, uma situação que tem preocupado os habitantes, que voltam a alertar a “quem de direito” para esse facto.

Fidel Neves, porta-voz dos moradores, disse à Inforpress que as lâmpadas instaladas nos postos deixaram de funcionar há vários anos e que a falta de manutenção pode estar na origem desta situação.

O Planalto Norte é abastecido por uma central fotovoltaica, instalada em 2018, pela edilidade porto-novense e que consegue fornecer energia eléctrica durante 24 horas a essa localidade, onde residem cerca de 600 pessoas.

Apesar das insistentes denúncias da população, não há iluminação pública no Planalto Norte, um facto já de conhecimento do actual executivo municipal, que já prometeu ver o que se passa a propósito. 

Habitantes de outras localidades rurais do município do Porto Novo têm estado a reclamar da deficiente iluminação pública, como é o caso da Ribeira das Patas, Tarrafal de Monte Trigo, Ribeira da Cruz e Alto Mira.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar