Porto Novo/Planalto Norte: Festival das montanhas entra no último dia com conversa aberta “Pensar Norte”

Inicio | Economia
Porto Novo/Planalto Norte: Festival das montanhas entra no último dia com conversa aberta “Pensar Norte”
20/07/25 - 10:42 am

Porto Novo, 20 Jul (Inforpress) – A segunda edição do festival das montanhas, aberta sexta-feira em Chã de Feijoal, no Planalto Norte, no município do Porto Novo, entra hoje, domingo, no último dia com uma conversa aberta sobre “pensar Norte”.

A iniciativa é da Associação Luz Verde do Norte, cujo presidente avançou à Inforpress que o propósito deste evento está a ser conseguido, ou seja, a promoção das potencialidades do Planalto Norte, que tem no turismo e pecuária as principais actividades económicas.

O ponto alto do festival aconteceu sábado com a abertura da feira agropecuária, um certame que visa divulgar os produtos transformados derivados do leite produzidos no Planalto Norte, com o destaque o queijo curado e fresco.

A “conversa aberta pensar Norte”, segundo o líder da Associação Luz Verde do Norte, Maduino Lima, constitui uma oportunidade para se debater as potencialidades e os desafios desta parcela do território municipal, marcada pelo êxodo rural devido à seca. 

O Planalto Norte, uma das zonas mais visitadas pelos turistas que chegam a Santo Antão, é conhecido por albergar o vulcão Tope de Coroa e o parque natural envolvente, eleito como uma das sete maravilhas naturais de Santo Antão. 

Esse planalto enfrenta outros desafios, desde logo, as dificuldades de acesso que condicionam a vida das pessoas que vivem nessa zona.

A população aponta a necessidade da construção de uma estrada como o principal desafio que se coloca ao sector do turismo no Planalto Norte, ainda assim muito visitado durante a época alta em Santo Antão. 

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar