Porto Novo/Planalto Norte: Chã de Feijoal com energia 24 horas/dia dentro de três meses – promotor

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Planalto Norte: Chã de Feijoal com energia 24 horas/dia dentro de três meses – promotor
19/01/26 - 12:26 pm

Porto Novo, 19 Jan (Inforpress) – A localidade de Chã de Feijoal, no Planalto Norte, terá luz eléctrica durante 24 horas/dia dentro de três meses com a modernização do sistema fotovoltaico da localidade, num investimento de 34 mil contos, de acordo com o promotor.

O projecto, financiado pela Cooperação Luxemburguesa, encontra-se na fase de implementação e faz parte de um pacote de projectos que visa melhorar o acesso das populações à energia eléctrica em algumas comunidades rurais de Santo Antão, que o Governo está a implementar na ilha.

Ainda no Planalto Norte, uma das zonas mais isoladas do município do Porto Novo, com cerca de 600 habitantes, prevê-se ainda a modernização da central de Chã de Cruz, num investimento à volta de 36 mil contos.

Os habitantes do Planalto Norte vinham se queixando da demora na implementação dos projectos ligados à energia eléctrica na localidade, previstos desde os finais de 2024.

O Ministério da Indústria, Comércio e Energia explicou que a modernização das unidades de produção em Chã de Feijoal e Chã de Cruz insere-se num pacote de investimentos em curso em Santo Antão no domínio da energia eléctrica, que ultrapassa os 240 mil contos.

O pacote abrange ainda o Monte Trigo, ainda no Porto Novo, que recebe investimentos de 72 mil contos, e as localidades da Ribeira Alta e Figueiras, na Ribeira Grande, contempladas com 100 mil contos. 

JM/AA

Inforpress/Fim 

 

Partilhar