Porto Novo, 04 Jun (Inforpress) – A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), no Planalto Leste, Santo Antão, espera, já partir de Junho, suavizar o problema do desemprego na camada feminina nesse planalto, com a criação de dezenas de empregos.
A presidente da Amupal, Josefa Sousa, explicou à Inforpress que esta associação espera criar, já a partir deste mês, entre 20 e 30 empregos, graças a um contrato-programa firmado, recentemente, com a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, na Ribeira Grande.
O contrato consiste, entre outras actividades, na recuperação das zonas atingidas por incêndios no perímetro florestal do Planalto Leste, com a reflorestação de 25 hectares da floresta.
“Vamos poder suavizar o desemprego que atinge a camada feminina no Planalto Leste, porque este problema atinge muito mais mulheres nesta zona”, notou José Sousa.
O problema do desemprego nas mulheres continua a ser “uma grande preocupação” no Planalto Leste, avisou o presidente da Amupal, que está entre 50 mulheres líderes, recentemente, homenageadas por uma organização não-governamental, no âmbito das comemorações da Independência Nacional.
No quadro do contrato-programa com o Ministério da Agricultura e Ambiente, a Amupal vai poder produzir dez mil plantas e reflorestar 25 hectares da floresta no Planalto Leste, abarcando áreas atingidas por incêndios florestais nos últimos anos.
A Amupal tem estado a apoiar, através de contratos-programa, o MAA na recuperação das zonas atingidas por fogos florestais no perímetro florestal do Planalto Leste.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar