Porto Novo, 17 Fev (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, enalteceu hoje a ousadia de um grupo de operadores de pescas no município do Porto Novo, em Santo Antão, na aquisição de uma embarcação industrial.
Jorge Santos, que está de visita a Santo Antão, informou que se trata de um grupo de pescadores que começaram a operar na pesca artesanal, evoluindo depois para semi-industrial, tendo dado agora “um passo de gigante” ao decidir adquirir uma embarcação industrial que vai revolucionar a actividade pesqueira nesta ilha.
Enquanto isso, o ministro do Mar procede hoje a entrega à Associação de Pescadores do Porto Novo do Porto Novo uma embarcação de pesca artesanal de sete metros de comprimento, equipado com motor de 40 cavalos e tanque de combustível, segundo uma nota deste ministério.
A mesma fonte explicou que o bote vai contribuir para melhorar as condições de trabalho dos pescadores, que, a partir de agora, vão estar mais preparados para assumir os compromissos assumidos com a Fundação da Acção Social Escolar (Ficase) no abastecimento de pescado às cantinas escolares na ilha de Santo Antão.
Esta embarcação de pesca artesanal dará também suporte a um grupo de jovens pescadores que recebe, neste momento, uma formação em iniciação à pesca por parte da Escola do Mar, podendo ser usada ainda para dar assistência à protecção civil em situação de segurança e salvamento.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar