Porto Novo: Obras do centro de processamento do pescado na fase de conclusão

Inicio | Economia
Porto Novo: Obras do centro de processamento do pescado na fase de conclusão
25/05/25 - 01:30 pm

Porto Novo, 25 Mai (Inforpress) – O município do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, está em vias de contar com um centro de processamento do pescado, cujas obras estão a ser ultimadas, constatou a Inforpress.

As obras, que arrancaram nos princípios de Março, estão a ser concluídas, devendo ser inauguradas dentro de pouco tempo, altura em que Porto Novo passa a contar com um centro de processo do pescado, financiado no âmbito do projecto Terra Azul.

O centro de processamento do pescado é uma das infra-estruturas no domínio das pescas que Porto Novo vai ganhar no âmbito do âmbito do projecto Terra Azul, co-financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e pelo Ministério do Mar.

Este projecto, promovido pelo coordenador do Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN), prevê ainda a instalação de um centro de valorização do pescado na localidade do Tarrafal de Monte Trigo.

O pacote de infra-estruturas previstas para Porto Novo inclui igualmente a criação de uma plataforma para tratamento e secagem do pescado no Tarrafal de Monte Trigo.

O projecto Terra Azul, que prevê um investimento de 70 mil contos, esta a ser executado nas ilhas de Santo Antão e São Vicente, consistindo, além da transformação do pescado, ainda na criação de plataformas de secagem do pescado, visando a melhoria das condições de higiene e de valorização do produto.

Este projecto, que tem como parceiros as câmaras municipais de ambas as ilhas, entre outras instituições públicas, têm como objectivo geral o fortalecimento da segurança alimentar, a resiliência e a igualdade de oportunidades nas ilhas de Santo Antão e São Vicente.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar