Porto Novo: Moradores do Planalto Norte pedem apoio para reabilitação de habitações

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Moradores do Planalto Norte pedem apoio para reabilitação de habitações
30/08/25 - 03:13 pm

Porto Novo, 30 Ago (Inforpress) – Os moradores do Planalto Norte, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, pediram solicitaram hoje à autarquia porto-novense para apoiar a comunidade na reabilitação das casas, cuja estrutura ameaça ruir a qualquer momento.

Os residentes informaram que a situação das habitações, que já era muito precária, piorou com as recentes cheias e que muitas famílias estão a viver em habitações com tectos prestes a cair. 

Esta preocupação já tinha sido levantada pela população durante uma roda de conversa sobre o Planalto Norte, realizada em Julho, pela associação comunitária, que defendeu também a necessidade de esse planalto ser contemplado com os programas de reabilitação de habitações sociais.

O líder desta associação, Maduino Lima, informou que a recuperação de casas degradadas constitui uma das maiores inquietações das famílias no Planalto Norte.   

A Câmara Municipal do Porto Novo informou que vai pôr em prática um programa de recuperação de habitações degradadas, numa altura em que muitas famílias viram as suas casas afectadas pelas recentes cheias neste município.

A presidente da câmara municipal, Elisa Pinheiro, disse que a questão da habitação vai ser uma preocupação da sua autarquia, que está a mobilizar os recursos para atenuar a situação de emergência por que passa Porto Novo em termos de habitação.

Pelo menos, duas mil casas foram atingidas pelas cheias, situação que obrigou o realojamento de inúmeras famílias, avançou a autarca.  

“A câmara municipal vai colocar na agenda a questão de habitação social, a situação é de emergência, com muitas famílias desalojadas”, concluiu.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar