
Porto Novo, 21 Fev (Inforpress) – O fornecimento de água para a agricultura em Martiene, no município do Porto Novo, em Santo Antão, foi restabelecido para o alívio dos agricultores, informou hoje o porta-voz da classe, Celso Oliveira.
Este agricultor explicou que, graças à iniciativa dos próprios produtores agrícolas, foi possível resolver, para já, o problema que afectava o funcionamento do sistema de bombagem do furo local, que a partir desta sexta-feira passou a produzir 100 toneladas de água/dia.
Nos últimos dias, devido a uma avaria, o furo produzia entre 30 e 40 toneladas de água por dia, mas com as intervenções feitas a produção diária aumentou para 100 toneladas.
Nesta altura, o furo funciona com base em energia solar e convencional para a satisfação dos agricultores que temiam a perda de todo o investimento feito no cultivo da batata comum à volta de três mil contos.
O vale de Martiene está entre os maiores produtores de batata comum a nível da ilha de Santo Antão, com uma produção que ultrapassa um milhar de toneladas por ano.
Martiene continua livre da praga dos mil pés, o que tem permitido aos agricultores apostar na produção da batata comum e outros produtos agrícolas.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar