
Porto Novo, 05 Nov (Inforpress) – Três dos quatro furos previstos no quadro do projecto agrícola de Gamboeza, no município do Porto Novo, em Santo Antão, estão já executados, informou hoje o Ministério da Agricultura e Ambiente.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no concelho do Porto Novo, Joel Barros, assegurou à Inforpress que o quarto furo, destinado a situações de emergência, já está a ser executado e que o processo de preparação dos terrenos está a ser concluído.
Este responsável explicou que as obras do projecto estão a decorrer a “um ritmo bom”.
Nesta altura, está-se a trabalhar no plano de ordenamento do perímetro para a definição e entrega das parcelas às famílias, segundo Joel Barros, que confirmou que “um bom número de pessoas” se mostrou interessado na obtenção de parcelas em Gamboeza.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente disse acreditar que as condições estão a ser criadas para que a actividade agrícola seja uma realidade em Gamboeza, num investimento de mais de 600 mil contos.
O projecto agrícola de Gamboeza, lançado em Setembro de 2024, consiste na preparação e irrigação de, aproximadamente, 110 hectares de terrenos nessa zona periurbana do Porto Novo, através de uma unidade de dessalinização, com capacidade de produção de 1.100 metros cúbicos de água por dia.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar