Porto Novo: Jovens em Ponte Sul/Chã de Mato procuram apoios para desbravar parcelas cedidas pelo Estado há cinco anos

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Jovens em Ponte Sul/Chã de Mato procuram apoios para desbravar parcelas cedidas pelo Estado há cinco anos
10/12/25 - 05:49 pm

Porto Novo, 10 Dez (Inforpress) – Vinte e dois jovens da localidade de Ponte de Sul/Chã de Mato, no município do Porto Novo, continuam à procura de apoios para desbravar as parcelas de terras cedidas pelo Governo há cinco anos. 

A Inforpress soube junto da Associação dos Agricultores de Ponte Sul/Chã de Mato que esses jovens têm procurado sem sucesso, ao longo destes anos, apoios junto das instituições para desbravar as suas parcelas.

Esta associação disse que esses jovens têm esperança em conseguir a parceria da actual equipa camarária na preparação das parcelas.

A Inforpress soube ainda que esses jovens pediram, recentemente, aos deputados do Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder, eleitos por Santo Antão, para exercerem a sua influência junto do Ministério da Agricultura e Ambiente para ajudá-los no desbravamento das parcelas. 

Mais de 40 famílias se dedicam à agricultura no perímetro de Ponte Sul/Chã de Mato, graças à distribuição de terrenos por parte do Estado, em regime de posse plena.

O Estado disponibilizou, nos últimos anos, mais de 60 hectares de terrenos para a prática agrícola no município do Porto Novo, contemplando 276 famílias, que passaram a dedicar-se à agricultura.

Na fase de criação está mais um perímetro na ordem dos 110 hectares, na zona de Gamboeza.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar