
Porto Novo, 09 Dez (Inforpress) – As associações desportivas no interior do Porto Novo, em Santo Antão, reclamaram hoje melhores condições de trabalho, insistindo na necessidade de se construir, pelo menos, dois campos relvados no meio rural.
Dirigentes das diferentes associações desportivas, com que a Inforpress tem conversado, defendem a construção de campos relvados na Ribeira das Patas, o segundo maior centro populacional do município, e no Tarrafal de Monte Trigo, que fica a mais de 50 quilómetros da cidade do Porto Novo.
Em ambas as zonas, há equipas de futebol federadas que disputam as provas oficiais, segundo estes dirigentes, que se referiram ainda ao facto de que os clubes do interior da região têm vindo a destacar-se nas provas regionais.
“Veja o caso dos Sanjoanenses que são os tricampeões regionais" avançaram as mesmas fontes, que enalteceram ainda o facto de Lajedos FC, outra agremiação desportiva da zona rural, ter conquistado a taça Porto Novo na época 2024/2025.
O Tarrafal FC, que também já ganhou a taça Porto Novo, é outro caso de sucesso, mesmo trabalhando num campo de terra batida sem as mínimas condições, adiantaram.
Na Ribeira das Patas, ainda há o caso da escola de futebol Dminguim que, apesar das condições difíceis em que trabalha, participa todas as épocas nas competições oficiais de formação.
Um dirigente desta escola de futebol lembrou que “há muito que os desportistas e dirigentes reclamam um tapete relvado no campo de Chã de Morte”, na Ribeira das Patas.
A Inforpress abordou também atletas nas diferentes modalidades que clamam por infra-estruturas desportivas.
É o caso do polidesportivo coberto, “que deve sair do papel de uma vez por todas”, no entender dos atletas, que reclamam, igualmente, uma pista de atletismo.
A Inforpress soube junto da Câmara Municipal do Porto Novo que as condições estão a ser criadas para que, no decurso de 2026, comecem as obras do polidesportivo coberto, infra-estrutura que será erguida nas proximidades do Estádio Municipal.
Ainda para 2026, a autarquia diz ter inscrito no seu plano de investimentos a construção das placas desportivas na Ribeira dos Bodes, Jorge Luíz e no Planalto Leste.
Em relação à construção de campos relvados no interior do Porto Novo, a Inforpress soube, igualmente, junto da câmara municipal que se tratam de compromissos para o mandato.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar