Porto Novo: Furo de Recantinho entre os sistemas de produção de água “mais problemáticos” do município - delegado

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Furo de Recantinho entre os sistemas de produção de água “mais problemáticos” do município - delegado
20/03/25 - 01:50 pm

Porto Novo, 20 Mar (Inforpress) – A situação do furo situado em Recantinho, na Ribeira dos Bodes, tem a ver com a gestão deste sistema de produção e água para a agricultura, que está “entre os mais críticos” no município do Porto Novo.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, esclareceu à Inforpress que este furo, que produz, diariamente 130 metros cúbicos de água, tem estado a diminuir o caudal de ano para ano devido à seca, sendo considerado crítico, conjuntamente com um furo na Ribeira da Cruz.

Desde a sua execução em 2015, este furo sempre funciona “a meio gás”, explicou Joel Barros, que reagia assim à preocupação dos agricultores em relação à redução do caudal deste mesmo sistema, com impacto na produção agrícola.

Os agricultores manifestaram na quarta-feira, 19, a sua aflição devido à redução para “mais de metade” da actividade agrícola no perímetro de Recantinho, como consequência da diminuição do caudal do furo.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente entende que, mesmo assim, o furo tem “uma produção razoável”, defendendo uma melhor gestão da água produzida para a viabilização de todas as parcelas agrícolas.

Ribeira dos Bodes é uma importante zona agrícola graças à execução nesta localidade de três furos, que beneficiam dezenas de famílias.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar