Porto Novo: Escola municipal almeja espaço mais amplo e adquirir mais instrumentos musicais para melhorar funcionamento

Inicio | Cultura
Porto Novo: Escola municipal almeja espaço mais amplo e adquirir mais instrumentos musicais para melhorar funcionamento
01/10/25 - 02:55 pm

Porto Novo, 01 Out (Inforpress) – A Escola Municipal de Música do Porto Novo, em Santo Antão, lançada em Dezembro de 2023, está de regresso às aulas depois de um período de férias, com olhos postos na melhoria das condições de funcionamento.

A Inforpress conversou com o professor da Escola Municipal de Musica do Porto Novo, Lenitson Santos, que apontou a falta de instrumentos musicais, como teclados, viola baixo e cavaquinhos, como sendo um dos principais desafios desta escola. 

São precisamente os instrumentos que mais têm suscitado o interesse dos alunos, explicou. 

A Escola Municipal de Música do Porto Novo tem mais de 60 alunos inscritos, mas apenas metade desses alunos têm estado a participar activamente nas aulas, segundo Lenitson Santos.

Este professor de música avançou que a escola tem estado a funcionar no espaço jovem do Centro da Juventude do Porto Novo, mas que precisa funcionar num espaço mais amplo para poder cumprir com os seus objectivos.

Em todo o caso, esta escola, que já realizou vários concertos e participado em alguns eventos, inclusive nas festas de São João, tem estado a funcionar com relativa normalidade e tem contado com a Câmara Municipal do Porto Novo como principal parceiro.  

O professor explicou que o interesse dos alunos se concentra no ensino do cavaquinho, da guitarra, da viola baixo e do teclado, justificando a necessidade de mais instrumentos para atender à crescente procura.

A Escola Municipal de Música do Porto Novo foi lançada oficialmente em Dezembro de 2023, numa iniciativa da autarquia porto-novense em parceria com a Associação Luxemburguesa Smiley Kids.

Este espaço de ensino de música faz parte de uma série de projectos de cariz cultural em carteira que a Câmara Municipal do Porto Novo tem em carteira, da qual se destaca ainda a criação da biblioteca municipal e a conclusão do museu nacional das romarias.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar