
Porto Novo, 24 Jan (Inforpress) – A execução do plano de recuperação dos estragos causados pela tempestade Erin no município do Porto Novo, em Santo Antão, vai estar hoje em análise num encontro entre o primeiro-ministro e o executivo camarário.
O encontro entre o chefe do Governo e a Câmara Municipal do Porto Novo marca o início de uma visita de quatro dias de Ulisses Correia e Silva a Santo Antão para acompanhar os projectos em andamento, inaugurações e consignações de obras, além de assinaturas de protocolos e encontros institucionais.
A presidente da edilidade porto-novense, Elisa Pinheiro, explicou que a visita do primeiro-ministro a Santo Antão vai permitir ao seu executivo discutir algumas matérias com o Governo, designadamente, o plano de emergência para Porto Novo na sequência da tempestade Erin, em Agosto de 2025.
Elisa Pinheiro disse que o município do Porto Novo continua à espera de "uma resposta" da parte do Governo aos estragos causados pela tempestade Erin, adiantando que da parte do executivo central "não estamos a sentir qualquer resposta aos estragos causados” pelas cheias.
A autarca tem demonstrado contra o modelo adoptado pelo Governo na gestão do programa de emergência, afastando a parceria da câmara municipal.
“Queremos trabalhar com o Governo e não desejamos qualquer disputa, que não é nada saudável. Cada um tem o seu papel e só queremos trabalhar em conjunto para o bem dos porto-novenses”, notou.
O primeiro-ministro antevê “uma boa visita” a Santo Antão, durante a qual espera “conversar com as câmaras municipais para resolver os problemas que possam existir" em nome de "uma boa parceria" com as autarquias locais.
Este primeiro dia da visita do chefe do Governo a Santo Antão é marcada ainda com visitas a projectos em execução no município do Porto Novo e culmina com a inauguração do centro de saúde da Ribeira das Patas.
Ainda no Porto Novo, o governante preside ao acto de celebração do acordo com a Cabo Verde Airports para a construção do aeroporto de Santo Antão.
Do programa da visita a Santo Antão se destacam ainda a apresentação da candidatura de Santo Antão ao World Mountain & Trail Running Championships 2028, além de assinatura de contratos-programa, conversa com jovens, a apresentação do Orçamento Geral do Estado (OE) para 2026 e encontro com operadores económicos.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar