
Porto Novo, 20 Nov (Inforpress) - Vários empresários têm manifestado interesse na aquisição do antigo centro de expurgo do Porto Novo, em Santo Antão, para possíveis investimentos, confirmou hoje o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, Joel Barros.
Joel Barros, que disse desconhecer o destino que este ministério pretende dar ao ex-centro de expurgo, confirmou que tem havido interesse de muitos empresários na compra desta infra-estrutura para prováveis investimentos.
O MAA havia garantido que o ex-centro de expurgo terá “outro uso, mas sempre ligado ao sector agropecuário”.
A Inforpress soube que um grupo de investidores estrangeiros, interessados em investir na agricultura no município do Porto Novo, havia pedido ao Governo a compra do edifício para a instalação de um centro de transformação e certificação dos produtos agropecuários.
O MAA admitiu estar a par do interesse dos agricultores e criadores de gado do Porto Novo, que, recentemente, manifestaram o desejo do antigo centro de expurgo ser colocado à disposição da classe para a instalação de uma cooperativa agrícola e pecuária.
Está nos planos de ambas as classes a criação de uma cooperativa, que se encarregará da produção e comercialização dos produtos agropecuários “made in Porto Novo”.
Os agricultores e criadores de gado, durante um encontro, realizado em Outubro, com a Câmara Municipal do Porto Novo, manifestaram o desejo da futura cooperativa ser instalada no ex-centro de expurgo.
A edilidade porto-novense vê com bons olhos a ideia de criação da cooperativa e prometeu todo o apoio técnico aos agricultores e criadores de gado na sua criação.
Santo Antão passou, a partir de Julho, a dispor de um novo centro de inspecção e tratamento de produtos agrícolas, situado no porto do Porto Novo.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar