Porto Novo: Edilidade assume responsabilidade de elaborar projecto de estrada para Planalto Norte

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Edilidade assume responsabilidade de elaborar projecto de estrada para Planalto Norte
20/07/25 - 06:41 pm

Porto Novo, 20 Jul (Inforpress) – A edilidade porto-novense assumiu a responsabilidade de elaborar o projecto de construção da estrada para o Planalto Norte, no município do Porto Novo, com vista à procura de financiamento para essa “infra-estrutura que é fundamental” para a localidade.

A informação foi avançada hoje pelo vereador da autarquia, Celso Medina, em resposta à preocupação dos habitantes do Planalto Norte quanto à necessidade de uma estrada de acesso a esse planalto, com “forte potencial” a nível do turismo e pecuária.

“A questão da estrada para o Planalto Norte é fundamental. Já há uma decisão a nível interno de que a câmara municipal vai assumir a liderança na elaboração do projecto da estrada para essa zona, a sua orçamentação e procura de financiamento”, notou o autarca, que falava durante “conversa aberta” sobre o futuro deste planalto.  

Celso Medina disse que a edilidade tem identificado algumas comunidades onde a construção de estrada é elementar para as respectivas populações, como é o caso também de Covão (Tarrafal de Monte Trigo), Dominguinhas e Monte Trigo.  

Durante o encontro, que se enquadrou na segunda edição do festival de montanha, no Planalto Norte, os moradores referiram-se ainda a outros desafios dessa localidade, com destaque para a construção da estrada, para a melhoria da qualidade de saúde, saneamento, energia eléctrica e reabilitação de habitações.

A nível da saúde, a população queixou-se da ausência do enfermeiro no posto sanitário local, pedindo ao Ministério da Saúde para dotar essa estrutura de saúde do enfermeiro.

A segunda edição do festival das montanhas, aberta sexta-feira em Chã de Feijoal, no Planalto Norte, foi encerrada hoje com a realização da “conversa aberta” sobre o futuro dessa parcela do território municipal.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar