Porto Novo: Edil destaca trabalho do CERAI e da AAN na organização dos agricultores, criadores de gado e dos pescadores

Inicio | Economia
Porto Novo: Edil destaca trabalho do CERAI e da AAN na organização dos agricultores, criadores de gado e dos pescadores
14/02/25 - 02:34 pm

Porto Novo, 14 Fev (Inforpress) – A edil porto-novense destacou hoje o trabalho realizado em Santo Antão pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional e Associação dos Amigos da Natureza na capacitação e organização dos agricultores, criadores de gado e dos pescadores.

Elisa Pinheiro, que falava na abertura do fórum "Abastecer as Ilhas: Profissionalização e Organização em Rede das Associações do Sector Primário”, disse que estas organizações não-governamentais têm desenvolvido projectos virados para estas classes profissionais, dotando-as de capacidade e apoiando-as na organização e na procura de mercado.

Para a autarca, a profissionalização e organização em rede das associações do sector primário facilita, sem dúvidas, a troca de informações, as práticas sustentáveis e reforça os conhecimentos entre os produtores agrícolas, pescadores e criadores de gado. 

Elisa Pinheiro reconheceu que o fórum, promovido pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional e Associação dos Amigos da Natureza, no quadro do projecto Terra Azul, está alinhado com os propósitos da sua câmara municipal “que ambiciona diversificar as fontes de rendimentos para melhorar a qualidade de vida das populações, através da promoção do sector primário.

Para o director da Associação dos Amigos da Natureza, Aguinaldo David, o tema do fórum traz um desafio em como fazer para que os produtos agrícolas e pesqueiros cheguem aos mercados de forma eficiente aos mercados nas diferentes ilhas.

“Este desafio exige uma resposta clara baseada na profissionalização deste sector, no fortalecimento das redes de produtores e na implementação de políticas públicas que tornem a nossa produção mais competitiva, estruturada e resiliente”, avançou.

Para Aguinaldo David, a Associação dos Amigos da Natureza e o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional já têm um trabalho feito nesse sentido, dando como exemplo a criação da rede dos produtores agro-pecuários de São Vicente e da aliança dos produtores de Santo Antão, que integram centenas de produtores, que já podem negociar melhor os seus produtos e conseguir melhores rendimentos.

A cidade do Porto Novo recebe esta sexta-feira o fórum "Abastecer as Ilhas: Profissionalização e Organização em Rede das Associações do Sector Primário”, numa iniciativa do Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional e da Associação dos Amigos da Natureza.

O fórum, segundo os promotores, visa promover o debate "a favor de uma maior profissionalização" das associações do sector primário e envolve líderes associativos do sector primário, representantes institucionais e especialistas para debater estratégias de profissionalização e de actuação em rede.

O evento está inserido no âmbito do Projecto "Terra Azul: Resiliência e Fortalecimento das Comunidades Costeiras e Rurais das Ilhas de Santo Antão e São Vicente", financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e pelo Ministério do Mar.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar