Porto Novo, 11 Dez (Inforpress) – A deputada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), eleita pelo círculo eleitoral de Santo Antão, Rosa Rocha, pediu hoje ao Governo para apoiar a construção da nova igreja matriz do Porto Novo.
Rosa Rocha, que falava no parlamento durante o debate sobre a Cultura, disse que o projecto da nova igreja matriz do Porto Novo, cujas obras estão actualmente paradas por falta de financiamento, “precisa do apoio” do ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
A nova igreja, orçada em 40 mil contos, começou a ser construída por altura das festas de São João, em Junho, mas as obras estão nesta altura suspensas por falta de verbas, razão pela qual a parlamentar pediu ao Governo “para acarinhar o projecto”.
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, disse ter tomado nota da preocupação da deputada Rosa Rocha, mostrando a disponibilidade de avaliar um eventual pedido da Igreja Católica ao Governo na edificação deste espaço religioso.
Augusto Veiga recordou que o Governo já investiu 600 mil contos no restauro do património religioso em Cabo Verde.
O pároco José Pires tem estado a pedir à comunidade católica para se unir na procura de mais recursos financeiros para a construção da igreja que, segundo ele, representa um sonho dos paroquianos.
José Pires tem estado também a exortar a um “djunta mon” (juntar das mãos) dos emigrantes naturais deste concelho para a construção da nova igreja matriz.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar