Porto Novo: Comunidade de Monte Trigo satisfeita com avanço dos trabalhos de reforço da central eléctrica

Inicio | Sociedade
Porto Novo: Comunidade de Monte Trigo satisfeita com avanço dos trabalhos de reforço da central eléctrica
11/07/25 - 01:47 pm

Porto Novo, 11 Jul (Inforpress) – A comunidade do Monte Trigo, em Santo Antão, manifestou hoje a sua satisfação pelo avanço dos trabalhos de reforço da central fotovoltaica local, que vão permitir a reposição da energia durante 24 horas por dia.

Um representante da associação comunitária local afiançou à Inforpress que as intervenções, iniciadas em Maio, estão já em fase adiantada, com a montagem das novas estruturas para a instalação dos painéis, prevendo-se “dentro de pouco tempo” o reforço da unidade de produção da energia eléctrica.

A mesma fonte explicou que o fornecimento de energia eléctrica em Monte Trigo degradou-se muito nos últimos anos, uma situação que está em vias de normalização graças aos investimentos em curso no quadro do projecto integrado para essa aldeia piscatória.    

A comunidade da aldeia de Monte Trigo acredita na retoma, ainda em 2025, do fornecimento de energia eléctrica 24 horas por dia.

O projecto integrado do Monte Trigo, financiado através do Governo, ronda os 72 mil contos e consiste, entre outros investimentos, no reforço da central eléctrica, cuja capacidade passará de 40 kWp para 100 kWp.

O projecto consiste, também, na instalação de uma unidade de dessalinização da água do mar com capacidade de produção de 25 metros cúbicos por dia que já está, igualmente, na fase de implementação.

Os moradores, que se têm queixado da má qualidade da água (com excesso de flúor) dizem-se aliviados com a possibilidade de Monte Trigo poder, ainda no decorrer deste ano, consumir uma água de qualidade.

A Câmara Municipal do Porto Novo tranquilizou esta comunidade, assegurando que as condições estão a ser criadas com vista à melhoria do fornecimento de energia eléctrica e de abastecimento de água em Monte Trigo.

JM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar