
Porto Novo, 11 Nov (Inforpress) – Agricultores em Chã de Branquinho, Porto Novo, Santo Antão, manifestaram-se hoje aliviados com a garantia do Ministério da Agricultura e Ambiente de que a barragem subterrânea vai ser recuperada no quadro do Fundo da Adaptação Climática.
Abordados pela Inforpress, os agricultores, que têm estado a alertar para a situação dessa barragem danificada há quase uma década, dizem-se aliviados com a garantia daquele ministério e pediram “maior celeridade possível” na recuperação dessa infra-estrutura hidráulica.
Para os agricultores, a barragem, uma vez recuperada, aumentará “de forma significativa” a disponibilidade de água para a irrigação, mas também permitirá resolver o problema de qualidade de água para consumo nessa zona.
O agricultor Octávio Inocêncio disse à Inforpress que a barragem subterrânea faz muita falta aos lavradores de Chã de Branquinho e das zonas limítrofes, que acreditam na sua recuperação para poder aumentar a área irrigada e aumentar a produção.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, garantiu à Inforpress que a barragem subterrânea vai ser recuperada no âmbito de um pacote de investimento financiado através do Fundo da Adaptação Climática.
O processo está pronto e que “nos próximos tempos” esta infra-estrutura hidráulica será alvo de uma profunda remodelação e colocada ao serviço dos agricultores em Chã de Branquinho, assegurou este responsável.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar