
Porto Novo, 25 Set (Inforpress) – A caminhada ecológica prevista inicialmente para sábado, 26, no município do Porto Novo, no âmbito do Dia Mundial do Turismo, celebrado a 27 de Setembro, foi cancelada devido à previsão de ocorrência de chuva forte acompanhada de trovoada.
A câmara municipal, promotora da iniciativa, emitiu uma nota através da qual explicou que o cancelamento da caminhada entre as localidades de Lajedos e Ribeira das Patas surge na sequência do alerta do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica sobre a possibilidade de haver chuvas fortes, neste sábado, 26.
A autarquia informou ainda que a decisão foi tomada por precaução, tendo como prioridade a segurança e o bem-estar dos participantes, informando que a caminhada será realizada em nova data, a ser anunciada oportunamente pela câmara municipal.
Santo Antão prepara-se para a época alta do turismo, que arranca a partir de Outubro, prolongando-se até Maio, período em que esta ilha recebe milhares de visitantes para, sobretudo, praticar o trekking (caminhadas em trilhas em busca da natureza).
Porém, os guias turísticos desta ilha têm estado a alertar para a necessidade de se proceder à reabilitação de algumas trilhas para a segurança dos turistas que, ao longo dos oito meses, visitam Santo Antão.
No quadro do projecto de Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul em Cabo Verde, financiado pelo Banco Mundial, o Governo anunciou intervenções em alguns percursos em Santo Antão, tendo já lançado o concurso para a execução das obras ainda no decurso deste ano.
Em 2025, a ilha de Santo Antão registou 44.242 entradas de hóspedes, segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Santo Antão tem sido um destino preferencial dos turistas do Norte da Europa.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar