Porto Novo: Associação antevê boa perspectiva para agricultura na bacia da Ribeira das Patas com as recentes chuvas

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Associação antevê boa perspectiva para agricultura na bacia da Ribeira das Patas com as recentes chuvas
18/08/25 - 05:45 pm

Porto Novo, 18 Ago (Inforpress) – A Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Porto Novo, Santo Antão, informou hoje que as recentes chuvas trouxeram boas perspectivas para agricultura nesse vale agrícola, que já enfrentava uma crise de água para rega.

O líder desta associação, Arlindo Delgado, confirmou que essa bacia hidrográfica foi bafejada com muita chuva, que, além do impacto a nível da agricultura de sequeiro, ainda permitiu a recarga das nascentes, contribuindo para o incremento da actividade agrícola de regadio.

Ribeira das Patas, a maior bacia hidrográfica da ilha de Santo Antão, tem enfrentado, nos últimos anos, a crise de água para agricultura devido à seca, facto que tem levado os agricultores a pedirem, insistentemente, investimentos na mobilização de água.

Em resposta, o Ministério da Agricultura e Ambiente já prometeu executar cinco furos na Ribeira das Patas, devendo as obras iniciarem-se ainda no decurso deste ano.

O representante da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas acredita que as precipitações acabaram por minimizar os efeitos da escassez de água nesse vale, onde a agricultura de regadio depende das nascentes.

Além da execução de furos, o Ministério da Agricultura e Ambiente já anunciou intervenção na melhoria dos terrenos agrícolas e na construção e melhoramento das infra-estruturas hidráulicas nessa localidade, investimentos que se inserem no âmbito do projecto de ordenamento desta bacia hidrográfica.

JMCP

Inforpress/Fim

Partilhar