Porto Novo/Ano Agrícola: Agricultores optimistas mas admitem que produção depende de novas precipitações

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Ano Agrícola: Agricultores optimistas mas admitem que produção depende de novas precipitações
04/09/25 - 03:50 pm

Porto Novo, 04 Set (Inforpress) – Os agricultores no município do Porto Novo, em Santo Antão, mostraram-se hoje optimistas em relação ao ano agrícola, mas reconheceram que a produção de sequeiro vai depender da queda de novas precipitações.

Contactado pela Inforpress, os agricultores avançaram que o calor que se faz sentir no concelho do Porto Novo tem condicionado as plantações, razão pela qual esperam por mais chuvas para continuar a alimentar a esperança num bom ano agrícola.

No Planalto Leste, o agricultor Domingos Morais disse que se não chover nos próximos dias, todo o cultivo realizado em Agosto pode se perder.

“Se não chover até à próxima semana, todas as plantações podem ficar perdidas”, notou este camponês.

Também, no interior do concelho do Porto Novo, os lavradores, apesar do optimismo, admitem que as sementeiras correm risco caso não chova ainda nesta primeira quinzena de Setembro.

É o caso da Ribeira das Patas, o maior vale agrícola do município, onde os agricultores esperam por novas precipitações para efectuar à monda, avançou o porta-voz, João Lima. 

"O intenso solar que se faz sentir não ajuda as plantações, que estão ainda com outro aspecto mas a pedir já mais chuvas", sublinhou. 

No Planalto Norte, os camponeses estão a realizar a monda, mas entendem também que a produção agrícola está a depender de mais chuvas, avançou o porta-voz Maduino Lima.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar