Porto Novo, 05 Jun (Inforpress) – As aldeias turísticas do Tarrafal e Monte Trigo, no Porto Novo, já dispõem dos planos detalhados para a gestão destas comunidades, que têm sido, nos últimos anos, alvo de um projecto de valorização turística e ambiental.
A Inforpress soube que os planos, apresentados na quarta-feira, 04, à autarquia local, reflectem as necessidades locais e, ao mesmo tempo, potenciam os recursos naturais existentes, propondo o desenvolvimento turístico inclusivo dessas zonas.
Durante a apresentação, feita por um consultor do Ministério do Turismo, foi discutida a necessidade de uma comissão de acompanhamento dos planos, elaborados no âmbito do projecto de desenvolvimento da economia azul e do turismo resiliente, financiado pelo Banco Mundial.
O projecto de valorização turística e ambiental dessas aldeias, no âmbito do qual se investiu já um montante que ultrapassa os 20 mil contos, visa qualificar essas localidades, preparando-as para receber turistas, com intervenções a nível de calcetamento, criação de espaços verdes, saneamento e melhoria das habitações.
No âmbito do projeto de desenvolvimento da economia azul e do turismo resiliente, Tarrafal e Monte Trigo estão em vias de ser contemplados com investimentos à volta de 365 mil contos, apresentados recentemente à comunidade pelo Governo.
A requalificação da zona costeira do Tarrafal de Monte e a construção da estrada Ponta do Atum – Praia são alguns dos investimentos em carteira, que poderão ficar concluídos entre finais de 2026 e princípios de 2027, segundo a previsão do Governo.
O projecto inclui ainda a construção dos ancoradouros em Monte Trigo e no Tarrafal, com intuito de melhorar as condições para atracar botes e facilitar o transporte turístico.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar