Porto Novo, 24 Abr (Inforpress) – Os agricultores no município do Porto Novo regozijaram-se hoje com a conclusão das obras do novo centro de expurgo, insistindo na sua rápida operacionalização para facilitar o escoamento dos produtos para outras ilhas do país.
Os produtores agrícolas, abordados pela Inforpress, acreditam que a localização do novo centro de expurgo, nas instalações do porto do Porto Novo, vai facilitar a vida da classe em relação à exportação dos excedentes para os mercados nacionais.
Miguel Santos, José Fortes, Vicente Silva e Jorge Delgado foram alguns dos agricultores que se dizem satisfeitos com o novo centro de tratamento, desejando a sua entrada em funcionamento “o mais depressa possível”.
Os lavradores dizem aguardar com expectativa a inauguração deste centro de tratamento pós-colheita ainda neste semestre com vista à melhoria da exportação dos excedentes para o mercado nacional.
Acreditam ainda que o novo centro de expurgo vai contribuir para melhorar as condições em termos de escoamento dos excedentes para os mercados turísticos, contribuindo para a resolução do embargo imposto aos produtos agrícolas de Santo Antão, por causa da praga dos mil pés.
O facto de se situar nas instalações portuárias vai facilitar a vida dos produtores agrícolas, que almejam aumentar a exportação dos produtos, sobretudo para as ilhas turísticas do Sal e Boa Vista.
O novo centro de inspecção e embalagem dos produtos agrícolas de Santo Antão, que representa um investimento de cerca de 80 mil contos, insere-se no âmbito do plano de investimentos da Enapor – Portos de Cabo Verde “para os próximos anos”.
Em 2010, foi construído um centro de expurgo no Porto Novo, cuja localização tem sido contestada pelos agricultores.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar