Porto Novo: Agricultores de Chã de Branquinho apontam a recuperação da barragem subterrânea como maior desejo em 2026

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Agricultores de Chã de Branquinho apontam a recuperação da barragem subterrânea como maior desejo em 2026
12/01/26 - 06:59 pm

Porto Novo, 12 Jan (Inforpress) – Os agricultores de Chã de Branquinho, um dos principais vales agrícolas do município do Porto Novo, apontaram hoje a recuperação da barragem como o principal desejo para 2026, lembrando que esta infra-estrutura hidráulica está inoperante desde 2016.

Os agricultores locais, abordados pelo Inforpress, dizem esperar que 2026 seja o ano de recuperação da barragem subterrânea, destruída há quase um ano por uma tempestade que se abateu sobre a ilha de Santo Antão.

Desde essa altura, explicou o porta-voz Octávio Inocêncio, os agricultores de Chã de Branquinho esperam pela recuperação da barragem, inaugurada em 2012 no quadro do projecto de ordenamento da bacia hidrográfica de Alto Mira.   

O Ministério da Agricultura e Ambiente, através do delegado no Porto Novo, Joel Barros, garantiu à Inforpress que a recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho está prevista no âmbito de um pacote de investimento financiado através do Fundo da Adaptação Climática.

Assegurou ainda que esta infra-estrutura hidráulica será alvo de uma profunda remodelação e colocada ao serviço dos agricultores.

Para este ano, os agricultores nos diferentes vales agrícolas do Porto Novo elegeram a mobilização de água como sendo “o principal desejo”, esperando que o Governo concretize os projectos anunciados para este concelho, neste domínio.

Na Ribeira das Patas, o maior vale agrícola do município do Porto Novo, o porta-voz dos agricultores, Arlindo Delgado, reafirmou que a mobilização de água representa a maior aspiração desta classe, que está preocupada com a situação da agricultura local devido, precisamente, à escassez de água. 

Em Alto Mira, Casa de Meio, Chã de Norte, Jorge Luiz e Ribeira da Cruz (Morro Cavalo), os agricultores desejam também mais água para a agricultura.

O Governo anunciou um programa de prospecção de água subterrânea para o município do Porto Novo, que deve abarcar Ribeira das Patas, Chã de Norte, Casa de Meio, Alto Mira, entre outras localidades.

No quadro do projecto hidroagrícola de Gamboeza, em andamento, o Governo propõe ainda mobilizar 1.100 metros cúbicos de água por dia através da dessalinização da água do mar.

JM/ZS

Inforpress/Fim 

Partilhar