Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração

Inicio | Ambiente
Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração
23/04/24 - 01:35 pm

Porto Novo, 23 Abr (Inforpress) – Os criadores de gado no Planalto Norte, no município do Porto Novo, Santo Antão, estão com dificuldades em encontrar milho de segunda no mercado e pedem apoio ao Governo na compra de ração.

A informação foi avançada hoje pelo representante da classe, Maduino Lima, que declarou que “já não há pasto” no Planalto Norte e, “para complicar a situação”, os criadores de gado não estão a encontrar no mercado o milho de segunda, normalmente utilizado na alimentação dos animais.

A grande maioria dos criadores não consegue adquirir a ração junto das empresas, por ser “muita cara”, continuou Maduino Lima, que informou que, devido à falta do milho de segunda no mercado, há já criadores em dificuldades para manter os seus animais.  

“Quando há o milho de segunda no mercado os criadores conseguem aguentar por ser mais barata do que a ração, mas neste momento não estamos a encontrar este produto, uma situação que preocupa muitos criadores”, avançou este responsável, que sugeriu ao Governo que pondere a possibilidade de auxiliar esta classe a manter o efectivo até às próximas chuvas.  

Este criador lembrou que as chuvas no concelho do Porto Novo ocorrem, geralmente, em Agosto ou Setembro e, no seu entender, os criadores “até lá” terão “muitas dificuldades” para salvar os seus animais, razão pela qual considera que “o auxílio do Governo” na compra de ração seria “importante” para a classe.

Planalto Norte tem um dos maiores efectivos pecuários do município do Porto Novo, que rondará os oito mil cabeças de gado, na sua grande maioria espécie caprina.

Neste planalto a população vive essencialmente da pecuária, vertente produção de queijo.

JM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar