Porto Novo, 28 Jan (Inforpress) – Os habitantes das localidades de Espadaná, Matinho e Moroços, no Planalto Leste, Santo Antão, elegeram hoje a electrificação e requalificação da estrada de acesso como “as maiores aspirações” para este ano de 2024.
Domingos Morais, porta-voz das comunidades, disse à Inforpress que os moradores esperam que 2024 seja o ano de electrificação de Espadaná, Matinho e Moroços, lembrando que há cerca de cinco anos que as populações sonham com energia eléctrica.
A requalificação do troço de estrada que liga Lagoa do Planalto Leste à Espadaná constitui uma outra “grande aspiração” das famílias que residem nesses povoados, avançou a mesma fonte.
O presidente da Associação Luz Viva de Lagoa do Planalto Leste, Alberto Silva, alertou também para o “abandono” destas localidades, onde a electrificação e a requalificação da estrada e dos caminhos vicinais devem estar na agenda das autoridades locais e governamentais.
A Empresa de Electricidade e Água (Electra) e as câmaras municipais do Porto Novo e da Ribeira Grande de Santo Antão assinaram, em finais de Setembro, o contrato-programa para a electrificação destes três povoados, com o financiamento do Governo, através do Fundo do Turismo.
Com a electrificação destes três povoados, Planalto Leste ficará totalmente coberto com energia eléctrica 24 horas por dia.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar