Porto Novo, 28 Set (Inforpress) – A Associação das Mulheres do Planalto Leste (Amupal), em Santo Antão, já iniciou a campanha de plantação de árvores no perímetro florestal deste planalto, que prevê a fixação de um milhar de arbustos, informou hoje esta associação.
A presidente desta associação explicou que esta iniciativa acontece no âmbito do projecto Estratégias Agroecológicas para uma Agricultura Resiliente na África Ocidental (CIRAWA, na sigla em inglês), lançado há um ano em Santo Antão, e que tem a Amupal como parceira.
Josefa Sousa avançou à Inforpress que as plantas, muitas das quais endémicas, foram produzidas no próprio viveiro da Amupal, organização que estava à espera da queda das chuvas para avançar com a campanha de plantação.
No âmbito do projecto CIRAWA, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal), a Amupal tem estado a produzir e fixar plantas endémicas no Planalto Leste, além da realização de actividades de sensibilização ambiental nesse perímetro florestal.
O projecto, que tem como objectivo criar soluções agro-ecológicas inovadoras para promover resiliência climática em Santo Antão, é financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Horizon Europe.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar