
Cidade da Praia, 28 Jan (Inforpress) - A jovem pianista e compositora Alicia Freitas vai apresentar um recital de piano sexta-feira, 30, na Presidência da República, num concerto que evidencia a aposta na valorização e projecção de novos talentos da música nacional.
O concerto marca uma etapa no percurso artístico de Alicia Freitas, referenciada como uma “jovem criadora emergente da nova geração da música cabo-verdiana”, que iniciou o seu contacto com o piano de forma autodidata ainda na infância e que actualmente aprofunda a sua formação na Escola de Música Pentagrama.
O recital insere-se no projecto Notas de Infância, Acordes e Palcos de Futuro, promovido pela Escola de Música Pentagrama em parceria com a produtora InSulada, iniciativa que visa valorizar e projectar jovens talentos nacionais, proporcionando experiências de palco e contacto directo com o público.
Em declarações à Inforpress, o professor de música da Escola Pentagrama Tó Tavares explicou que a instituição adopta um modelo de ensino inclusivo, com vista a permitir a inscrição de todos os interessados, sendo a selecção feita ao longo do percurso formativo com base no talento e na dedicação dos alunos.
“Na escola não fazemos “casting” à entrada. Ao longo dos anos vamos identificando os alunos com maior disponibilidade e talento para a música”, afirmou.
Segundo o músico, a parceria com a produtora InSulada tem sido fundamental para a concretização de concertos com nível profissional.
“A escola foca-se no ensino, e a InSulada assegura a componente de produção, permitindo que jovens e crianças tenham experiências reais de palco”, sublinhou.
Tó Tavares considerou ainda que o projecto tem “um impacto significativo” na música cabo-verdiana, ao contribuir para a renovação do sector.
“Estamos a apresentar o futuro da música de Cabo Verde, com jovens mais bem formados, com maior conhecimento musical e preparação para o palco”, concluiu.
O programa inclui obras para piano acústico interpretadas a solo, reflectindo o universo musical da artista e o seu percurso enquanto compositora.
O recital terá lugar na sexta-feira, 30 de Janeiro, às 19:00, na Sala Beijing da Presidência da República.
CG/SR//AA
Inforpress/Fim
Partilhar