Cidade da Praia, 12 Set (Inforpress) – O presidente da Fundação Amílcar Cabral e ex-combatente da liberdade da pátria, Pedro Pires, expressou na tarde de hoje o sentimento de gratidão e de satisfação de estar presente nas comemorações do centenário de Amílcar Cabral.
Presente no lançamento do selo de Amílcar Cabral, Pedro Pires disse, em entrevista à imprensa, que o sentimento é de gratidão, mostrando-se satisfeito com as actividades que estão sendo desenvolvidas no país e a nível internacional celebrando o centenário de Amílcar Cabral.
“Nunca pensei que estaria cá, em Cabo Verde, a celebrar o centenário de Amílcar Cabral, não estava na minha perspetiva, (…), e chegamos até o dia de hoje, 12 de Setembro de 2024, quando Amílcar Cabral completaria 100 anos de vida”, expressou Pedro Pires.
Segundo o mesmo, isso significa que o país cumpriu e está a cumprir com algo “extremamente importante” nas relações com Amílcar Cabral e também naquilo que Amílcar Cabral fez e deu pela libertação e soberania do País.
“Sinto-me gratificado com esse seminário do centenário, porque fico com a ideia de que os trabalhos apresentados, o movimento, que eu diria internacional, por exemplo, hoje em Nova Iorque amanheceu com uma fotografia, uma grande exposição de reprodução da figura de Amílcar Cabral, foram cumpridos”, descreveu.
As cerimónias alusivas ao centenário de Amílcar Cabral, nascido a 12 de Setembro de 1924 na Guiné Bissau, e referenciado como Herói Nacional, político, agrónomo, teórico, e poeta foram realizadas na zona exterior à Presidência da República, em frente ao Quartel Jaime Mota.
OS/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar