
Cidade da Praia, 23 Jan (Inforpress) – O presidente do Conselho de Administração (PCA) do HUAN, Evandro Monteiro, disse hoje que a instituição está a dar “um grande passo” com a capacitação de quase 200 profissionais de saúde na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).
Em declarações à imprensa no acto da entrega dos certificados, na cidade da Praia, Evandro Monteiro considerou que o momento marca o primeiro passo concreto de um objectivo assumido desde o início do mandato do actual Conselho de Administração para se tornar um hospital amigo da criança.
“É um reconhecimento que qualifica as acções perante os desafios e respostas que todos nós sabemos, associado à saúde materna e infantil”, explicou, ressaltando a importância do engajamento do Hospital Universitário Agostinho Neto.
A nível do aleitamento materno, o PCA destacou o papel central do Banco de Leite Humano, considerado uma referência nacional e regional.
“É o primeiro em Cabo Verde, é o primeiro da região oeste africana. Temos décadas de vida, mais associadas a acções reais que asseguram também o direito inalienável a cada criança cabo-verdiana que nós queremos que é o aleitamento materno”, asseverou.
O PCA reconheceu limitações infra-estruturais, de recursos humanos e de equipamentos, mas garantiu que já existe um plano de expansão, com um orçamento para reforçar as capacidades instaladas e responder com, ainda melhor, qualidade.
Entre as ambições da instituição está também a candidatura, ainda este ano, à rede internacional de hospitais com Banco de Leite Humano Certificado, garantindo que as mulheres têm aderido à doação de leite materno.
“Estamos a fazer um trabalho com muita qualidade mas, já há, sensivelmente, três a seis meses, tivemos uma discussão interna e também, em parceria com a Associação Brasileira de Cooperação, no sentido de reforçarmos acções descentralizadas”, explicou.
A formação teve como público-alvo os profissionais da maternidade e áreas conexas, dotando-os de competências técnicas e humanizadas para implementar os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
De acordo com uma nota do HUAN, esta iniciativa é reconhecida mundialmente como a estratégia isolada com maior impacto na redução da mortalidade infantil e na prevenção de doenças crónicas, tanto na criança como na mãe.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), fundado em 1990 pela OMS e Unicef, visa mobilizar os funcionários dos hospitais e serviços de saúde para mudarem condutas e rotinas que possam interferir no aleitamento materno, transformando as unidades de saúde em centros de apoio à família.
LT/HF
Inforpress/Fim
Partilhar