Paul: Ministro da Educação considera resultados “excelentes” e reafirma compromisso com equidade educativa

Inicio | Sociedade
Paul: Ministro da Educação considera resultados “excelentes” e reafirma compromisso com equidade educativa
11/12/25 - 04:54 pm

Paul, 11 Dez (Inforpress) –  O ministro da Educação, Amadeu Cruz, afirmou hoje, no Paul, que o concelho alcançou “resultados excelentes” em 2024/2025, destacando escolas reabilitadas, condições estruturais reforçadas e níveis de aproveitamento que superam, de forma consistente, os 85% de notas positivas.

Em declarações à imprensa, no segundo dia da sua visita de três dias ao concelho, o governante afirmou que o Paul “continua a cumprir os grandes objectivos da educação”, evidenciando indicadores que considerou “exemplares” no contexto nacional.

“Temos taxas de abandono escolar na vizinhança de zero por cento (%). No ensino básico obrigatório, primeiro ciclo, é zero por cento (%) e no 12.º ano do ensino secundário, igualmente Isto mostra que a permanência e o sucesso escolar estão assegurados”, frisou.

Segundo Amadeu Cruz, o ambiente escolar tem sido igualmente favorecido por um corpo docente “motivado”, resultado, disse, do esforço do Governo na implementação do PCFR da classe do centro e na resolução de pendências antigas relativas à carreira.

“Os professores tiveram aumentos salariais médios à volta de 24%. Estão motivados e nós queremos os professores motivados essencialmente para servirem os alunos, porque os alunos estão na centralidade do sistema educativo”, sublinhou.

O ministro referiu ainda aos avanços na digitalização das escolas, assegurando que a Escola da Pontinha de Janela já dispõe de acesso à Internet, permitindo o uso de tecnologias por todos os alunos do segundo ciclo.

“Estamos a fazer de tudo para que a educação seja de qualidade, equitativa, inclusiva e chegue a todas as localidades, sem que nenhuma criança se sinta desprotegida”, afirmou.

Durante este périplo, que integra um ciclo de visitas aos vários concelhos do país, Amadeu Cruz salientou duas deslocações simbólicas.

A primeira, ao iniciar a visita, foi à comunidade de Pico da Cruz, onde existe um número reduzido de alunos.

“Independentemente da dimensão da escola, fazemos questão de levar a mensagem do Ministério da Educação e de valorizar todos os alunos”, disse.

A segunda visita foi à escola de Fajã da Janela, que, segundo o ministro, “provavelmente nunca tinha recebido um titular da pasta da Educação”. Trata-se de um estabelecimento, segundo o governante, com apenas sete alunos, situado numa zona remota, mas que considerou “uma das escolas mais bonitas do país, em termos de infra-estruturas”.

“Quisemos simbolizar que, onde estiver um aluno, esse aluno merece a atenção do Governo e deve ter as mesmas oportunidades que os alunos das grandes centralidades da Praia, Sal, São Vicente, Boa Vista ou Porto Novo”, reforçou.

Além destas localidades, o ministro visitou ainda a escola central da cidade do Paul, a escola secundária, o polo da Universidade Técnica do Atlântico e outras instituições educativas, afirmando que “a educação no concelho está no bom caminho”.

A visita integra o roteiro nacional que o Ministério da Educação tem realizado, após passagens já por São Nicolau, Boa Vista, Sal, São Vicente e interior de Santiago.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar