
Paul, 27 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Paul considerou hoje que a assinatura do contrato-programa com o Ministério da Cultura para concluir o Cineteatro Municipal constitui “um passo decisivo” na recuperação de um equipamento cultural emblemático do concelho.
A posição foi expressa por Adilson Fernandes à margem da cerimónia de assinatura do contrato-programa, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal do Paul, entre a edilidade e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, visando a conclusão das obras do Cineteatro Municipal.
Segundo o autarca, este espaço será um verdadeiro centro dinamizador da vida cultural, artística e social do município, ao serviço da juventude, dos criadores locais e de toda a população.
“É um projecto com um valor muito forte para o município do Paul”, sublinhou.
Adilson Fernandes disse ainda que o Cineteatro será um espaço de encontro, de expressão artística, de formação e de afirmação da identidade cultural do concelho, reforçando a coesão social e a valorização dos talentos locais.
Por sua vez, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, afirmou ser “com grande prazer” que o Governo assina este contrato-programa, esclarecendo que se trata do término da obra do Cine e Teatro do Paul, e não apenas da sua reabilitação.
De acordo com o governante, trata-se de uma infra-estrutura há muito ansiada pela população, que terá um impacto “significativo” na dinâmica cultural do município, acolhendo peças de teatro, lançamentos de livros, espectáculos musicais, fóruns e sessões de cinema.
O Cineteatro Municipal do Paul contará com cerca de 160 lugares no piso-térreo e, segundo Augusto Veiga, será igualmente um factor determinante para a diversificação do turismo, contribuindo para a atracção do turismo cultural, num concelho com forte identidade cultural e romarias reconhecidas a nível nacional e internacional.
O ministro acrescentou que este contrato-programa se enquadra na estratégia do Governo de dotar todos os municípios do país de infra-estruturas culturais de qualidade, assegurando ainda que o Executivo continuará a trabalhar com outros municípios da ilha de Santo Antão para criar uma rede de espaços adequados para eventos culturais.
As obras de reabilitação e requalificação do Cineteatro do Paul, em Santo Antão, tiveram início em Fevereiro de 2019, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), com um investimento estimado em cerca de 18 mil contos.
LFS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar