Paul: Autarquia mobiliza apoios e limpeza de vias após estragos provocados pela chuva

Inicio | Ambiente
Paul: Autarquia mobiliza apoios e limpeza de vias após estragos provocados pela chuva
25/11/25 - 03:48 pm

Paul, 25 Nov (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Paul assegurou hoje que a autarquia está a acompanhar de perto os constrangimentos provocados pela chuva no concelho, com intervenções em pontos críticos da via pública e apoio a famílias em situação vulnerável.

Em declarações à Inforpress, Adilson Fernandes, explicou que as equipas municipais estiveram esta manhã nas zonas de Estância, Passo, onde “algumas famílias viram a água entrar nas suas casas” e onde várias habitações apresentam tectos “em estado avançado de degradação”, exigindo intervenção urgente.

Segundo disse, uma das famílias afectadas teve de ser alojada no Centro de Juventude do Passo, enquanto, na Estância, uma linha de água transbordou para a estrada, arrastando enxurrada e bloqueando a circulação.

“Accionámos de imediato a empresa responsável pela manutenção das estradas nacional, que já desobstruiu o local e restabeleceu a passagem”, garantiu.

Adilson Fernandes adiantou ainda que há registo de queda de pedras na estrada Paul–Janela, situação que está também a ser resolvida pela empresa competente.

“A situação está controlada”, afirmou.

Contudo, o autarca reconheceu que a maior preocupação incide sobre as famílias que vivem em condições habitacionais frágeis, sobretudo entre Paul de Baixo e Passos.

“É uma situação complicada. Visitámos hoje várias famílias que vivem em condições precárias e que são as mais expostas neste período de chuva intensa”, sublinhou.

Para dar resposta imediata, a mesma fonte afirmou que a câmara está a prepara um programa emergencial que deverá arrancar “dentro de dias”, prevendo intervenções em 19 a 20 habitações.

Ainda assim, Adilson Fernandes admite que o número está longe de cobrir todas as necessidades.

“É manifestamente insuficiente face ao universo de famílias que se encontram nesta situação no município”, enfatizou.

LFS/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar