
Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) – A Paróquia Nossa Senhora da Graça promove a partir de quinta-feira, 19, a 21.ª edição das Conferências Quaresmais, este ano dedicado à valorização e ao cuidado da terceira idade, em sintonia com a orientação pastoral da diocese.
Em declarações à Inforpress, o pároco Luís Fernandes explicou que a iniciativa, promovida anualmente durante o tempo da quaresma, visa cumprir uma das missões fundamentais da Igreja que é o ensino.
Segundo o responsável, tendo em conta que as catequeses vão até o 17.º volume, até os 16, 17 anos, então é preciso recordar aquilo que é a doutrina que a Igreja ensina, como forma de aproveitar o tempo litúrgico de preparação para a Páscoa.
“A Igreja tem três pilares: a liturgia, a caridade e a profecia, no sentido do dever de ensinar. As conferências quaresmais surgem também como resposta a essa dimensão formativa”, afirmou.
Sob o lema inspirado no livro dos provérbios “Os cabelos brancos são uma coroa de glória, a qual se encontra no caminho da justiça”, avançou que a edição deste ano se centra nos idosos e nos avós, enquanto portadores de sabedoria e experiência de vida.
“Isto pede-nos para que todos nós caminhemos no caminho da justiça, que os cabelos brancos, sobretudo para nós, os africanos e nós os cabo-verdianos temos essa ideia. Vejo para as pessoas da terceira idade como aqueles que já perceberam qual é o essencial para a vida do homem”, sustentou.
Conforme o padre, as conferências decorrem sempre às quintas-feiras, às 18:00, no Centro Paroquial Nossa Senhora da Graça, na cidade da Praia, num total de seis sessões, abertas ao público.
A primeira sessão está marcada para quinta-feira, 19, e deve abordar o tema “Jubileu dos idosos: panorama bíblico”.
Nas próximas sessões serão abordados temas como “O lugar dos idosos no Magistério da Igreja”, “Os idosos na perspetiva da cultura africana e cabo-verdiana”, os “Cuidados médicos e psicológicos com os idosos”, “Os avós catequistas domésticos e Igreja oral” sendo a última sessão no dia 26 de Março, sob o tema “A pastoral dos idosos: o que temos e o que queremos”.
O pároco sublinhou que a iniciativa pretende sensibilizar toda a sociedade civil para a necessidade de maior atenção aos idosos, tendo alertado para o risco de abandono e para a importância do acompanhamento médico, psicológico e afetivo às pessoas da terceira idade.
ET/AA
Inforpress/Fim
Partilhar