Paralímpicos: Cabo Verde ausente do Mundial de Atletismo na Índia apesar de atletas qualificados

Inicio | Desporto
Paralímpicos: Cabo Verde ausente do Mundial de Atletismo na Índia apesar de atletas qualificados
30/09/25 - 02:28 pm

Cidade da Praia, 30 Set (Inforpress) – Os atletas paralímpicos qualificados de Cabo Verde, Marilson Semedo e Heidilene Oliveira, estão ausentes do Mundial de Para Atletismo que decorre na Índia, o que gerou preocupação e indignação aos atletas.

A ausência do país neste evento internacional gerou descontentamento entre os atletas e comunidade desportiva adaptada.

Marilson Semedo, natural do município de São Domingos, actualmente a residir em Portugal, lamentou a situação, tendo manifestado à Inforpress a sua indignação. 

“É muito triste e frustrante para os atletas que trabalharam duramente para conseguir a qualificação e depois saber que não vão estar presentes. Até agora, não foi dada qualquer explicação, nem pelo Comité Paralímpico de Cabo Verde, nem pela Federação Cabo-verdiana do Desporto Adaptado”, criticou o atleta na sua comunicação.

A Inforpress contactou o presidente da Federação Cabo-verdiana do Desporto Adaptado, Júlio Rocha, mas este informou que "em breve será feito um comunicado oficial em conjunto com o Comité Paralímpico, explicando as razões da não participação de Cabo Verde no Mundial".

O desporto paralímpico em Cabo Verde enfrenta agora o desafio de justificar e reorganizar a presença internacional dos seus atletas, por forma que situações como esta não se repitam, sobretudo quando os atletas continuam a alcançar resultados expressivos fora do país.

Apesar da ausência no Mundial da Índia, ambos os atletas tiveram recentes conquistas internacionais em 2024.

A velocista Heidilene Oliveira conquistou duas medalhas de ouro nos 100 e 200 metros no Grande Prémio de Marraquexe, enquanto Marilson Semedo, um dos melhores da actualidade no lançamento de dardo na sua categoria, arrecadou duas medalhas de bronze no lançamento de dardo e disco.

KA/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar