
Cidade do Vaticano, 17 Out (Inforpress) - O Papa Leão XIV saiu hoje do Hospital Gemelli, em Roma, cerca das 14:40 (12:40 em Cabo Verde), depois de ter sido submetido a uma cirurgia para remover o lobo inferior do pulmão direito.
À saída, cumprimentou algumas das pessoas que aguardavam junto à unidade hospitalar, seguindo depois para o Vaticano, de acordo com a agência Lusa.
O pontífice, 71 anos, foi operado depois de os médicos terem identificado um nódulo suspeito de ser cancerígeno.
A cirurgia confirmou o diagnóstico de adenocarcinoma, o tipo mais comum de cancro do pulmão, de acordo com a Lusa.
A alta hospitalar acontece depois de vários dias de recuperação pós-operatória.
Durante o internamento, Leão XIV retomou a alimentação normal, começou a caminhar e fez fisioterapia respiratória. O Papa tinha também retomado parte do trabalho.
No domingo,18, Leão XIV vai rezar o Angelus a partir da janela do apartamento pontifício, no Vaticano.
A oração dominical, em que o Papa se dirige habitualmente aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, será o primeiro momento público previsto após o regresso ao Vaticano.
A saída do hospital não significa, por si só, que o acompanhamento médico tenha terminado.
O estado de saúde do pontífice continuará a ser acompanhado durante a recuperação.
Inforpress/Agências
Fim
Partilhar