
Cidade da Praia, 14 Mai (Inforpress) – A Comissão Política do PAIGC-Diáspora em Cabo Verde declarou hoje apoio ao PAICV nas legislativas de 17 de Maio, justificando a decisão com “razões históricas”, proximidade política e propostas “favoráveis” à comunidade guineense residente no país.
O apoio foi anunciado em conferência de imprensa, na cidade da Praia, proferida por Almiro Carvalho, membro desta comissão política, que realçou os laços históricos entre o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), inspirados no ideal de Amílcar Cabral.
Segundo o porta-voz, a relação de amizade e cooperação política construída ao longo dos anos entre Janira Hopffer Almada e Domingos Simões Pereira também reforçou a aproximação entre os dois partidos, traduzida no apoio mútuo em diferentes disputas eleitorais nos dois países.
“O apoio do PAIGC ao PAICV nestas legislativas representa, igualmente, uma retribuição ao apoio dado pelo PAICV ao PAIGC nas eleições legislativas e presidenciais na Guiné-Bissau”, afirmou.
A diáspora guineense considera, ainda, que as propostas defendidas por Francisco Carvalho correspondem às aspirações da comunidade imigrante em Cabo Verde, sobretudo, no domínio dos transportes, comércio e mobilidade entre as ilhas e a Guiné-Bissau.
“As tarifas de transporte mais acessíveis poderão facilitar os negócios de muitas mulheres guineenses que dependem do comércio informal e das deslocações marítimas e aéreas para fazer os seus negócios”, exemplificou o responsável.
De entre outras preocupações da comunidade, apontou dificuldades enfrentadas por cidadãos guineenses no processo de regularização de documentos, afirmando que muitos pedidos permanecem retidos nos serviços de imigração por longos períodos.
“Nós, guineenses em Cabo Verde, somos bem identificados e conotados ao PAICV, e isso tem criado dificuldades, sobretudo ao nível da regularização documental. Existem muitos processos retidos nos serviços de imigração há bastante tempo devido a essa conotação política, apesar de se saber que há cidadãos guineenses com diferentes sensibilidades e filiações partidárias”, afirmou.
Entretanto, a Comissão Política do PAIGC-Diáspora acredita que uma eventual governação liderada por Francisco Carvalho poderá trazer maior abertura ao diálogo político e reforçar as relações entre Cabo Verde e Guiné-Bissau.
ET/HF
Inforpress/Fim
Partilhar