PAICV vai confrontar Governo sobre um conjunto de situações enfrentadas no sistema educativo

Inicio | Política
PAICV vai confrontar Governo sobre um conjunto de situações enfrentadas no sistema educativo
23/04/24 - 02:39 pm

Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) – O PAICV vai, na segunda sessão plenária deste mês, confrontar o Governo sobre um conjunto de situações que neste momento o sistema educativo enfrenta, nomeadamente, a melhoria da qualidade do ensino e desmotivação dos professores.

A informação foi avançada pelo deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), Julião Varela, em conferência de imprensa para balanço das jornadas parlamentares e antevisão da sessão que se inicia esta quarta-feira.

Para o debate, indicou, vão fazer uma interpelação sobre a problemática da educação, e haverá também um debate com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva cujo tema proposto pelo Governo é a descentralização e o desenvolvimento local.

Relativamente à educação, o PAICV prometeu confrontar o Governo com um conjunto de situações que neste momento a educação vive, nomeadamente a questão da qualidade do ensino que, segundo o partido, começa a ser posta em causa, a insegurança nas escolas e a desmotivação dos professores.

Para Julião Varela, há claramente uma degradação do sector da educação, tendo em conta um conjunto de "medidas erradas adoptadas" e uma falta de educação relativamente à melhoria da qualidade do ensino.

“Há dias o país ouviu com preocupação Portugal a anunciar que para os estudantes cabo-verdianos irão ter um semestre zero. Ou seja, os alunos depois de terem completado o secundário, estarem prontos para universidades terão de continuar com um semestre zero”, exemplificou.

O que significa, segundo Julião Varela, que não se reconhece a qualidade de saída destes alunos, facto que, sublinhou, deixa o seu partido “extremamente preocupado”, tendo assegurado que os estudantes cabo-verdianos já foram melhores referenciados.

“Depois nós temos a desmotivação dos professores, e gostaríamos de aproveitar este dia para saudar todos os professores cabo-verdianos, que em vez de estarem a comemorar o dia, estão neste momento em jornadas de luta, tendo em conta que um conjunto de reivindicações não satisfeitas por este Governo. Desde logo, a questão dos salários que não são melhorados desde 2015, sendo que a última melhoria foi feita na governação do PAICV, com o ajustamento de 3% (por cento) em 2015/2016”, apontou.

Sobre a questão do desenvolvimento nacional e do desenvolvimento regional, um tema proposto pelo Governo, o deputado do PAICV considerou que Cabo Verde tem estado a crescer, mas sem desenvolvimento.

“Ou seja, temos tido um crescimento suportado essencialmente por gastos e pelos impostos, o que acaba por criar ainda mais dificuldades aos cabo-verdianos e isso tem gerado mais desemprego”, disse, mostrando que nos últimos anos o país perdeu mais de 31 mil postos de trabalho.

ET/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar