PAICV: Candidato Francisco Pereira aguarda com “serenidade e tranquilidade” últimos acontecimentos

Inicio | Política
PAICV: Candidato Francisco Pereira aguarda com “serenidade e tranquilidade” últimos acontecimentos
31/03/25 - 07:51 am

Cidade da Praia, 31 Mar (Inforpress) – O deputado Francisco Pereira, eleito pelo círculo eleitoral da Europa nas listas do PAICV, candidato a presidente do partido, cuja assembleia inicialmente agendada para domingo, 30, foi suspensa pelo Tribunal Constitucional, aguarda “com serenidade” o desfecho deste acontecimento.

“A nossa candidatura aguarda com serenidade e tranquilidade o desfecho deste processo. O PAICV é um grande partido, um grande património dos cabo-verdianos e certamente saberemos esperar pela decisão do Tribunal e acatar as decisões da justiça cabo-verdiana. Entretanto continuamos muito serenos a pautar por princípios e valores do PAICV”, observou Pereira, à RCV.

O candidato “Por um PAICV Unido e Forte. Por Mais Cabo Verde”, revelou que a sua equipa de campanha vai continuar no terreno a mobilizar os militantes, ressalvando que nos últimos dois meses a sua candidatura esteve no terreno a fazer uma “intensa campanha” no país e na diáspora, e que já estava completamente preparado para as eleições.

“Esperemos que haja uma resposta brevemente do Tribunal Constitucional e também dos órgãos do nosso partido, pelo que estaremos com toda a serenidade possível, com serenidade de sempre”, referiu, acrescentando que pessoalmente continua “convicto na vitória, cada vez mais” porque se define como “um elo forte para a unidade e coesão do partido”.

Afiançou que a sua candidatura passa por projectar o PAICV, visando ganhar as eleições legislativas de 2026.

O Tribunal Constitucional suspendeu na sexta-feira, 28, a realização da assembleia do PAICV, que, no domingo, 30, deveria eleger o novo líder do partido e os delegados ao Congresso previsto para 02 a 04 de Maio.

Esta decisão, segundo apurou a Inforpress, surge na sequência de uma impugnação apresentada pelo secretário-geral adjunto Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) Jorge Lopes, que alega que o candidato Francisco Carvalho não reúne condições para se candidatar à liderança do partido.

Deputado pelo círculo eleitoral da Europa, Francisco Pereira concorre à presidência do PAICV com o empresário Jorge Spencer Lima, com o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, Francisco Pereira, e o  presidente da Câmara Municipal de São Filipe,  Nuias Silva.

SR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar