Órgãos: PM destaca impacto dos investimentos na vida das pessoas e na dinamização da economia local (c/áudio)

Inicio | Economia
Órgãos: PM destaca impacto dos investimentos na vida das pessoas e na dinamização da economia local (c/áudio)
28/03/25 - 06:43 pm

João Teves, 28 Mar (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, considerou hoje “estruturantes” os projectos em curso nos sectores da agricultura, turismo e acessibilidades, em São Lourenço dos Órgãos, por beneficiar as pessoas, agricultores e a economia local.

Ulisses Correia e Silva falava à imprensa no final da visita de trabalho a esse município santiaguense, em que esteve acompanhado do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e do ministro das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Victor Coutinho.

“Verificamos que as medidas de políticas do Governo a nível da agricultura, pecuária e do desenvolvimento do turismo estão a acontecer e as pessoas estão a tirar proveito dos incentivos como rega gota-a-gota que estão a traduzir-se no aumento da capacidade de zonas e terrenos irrigados, em mais produção, menor gasto e consumo de água”, afirmou.

Segundo ele, os incentivos do Governo para a agricultura têm tido vantagens directas para os agricultores e têm traduzido em maior diversificação da produção, como é o caso, por exemplo, da produção de morangos, que podem entrar em qualquer mercado quer nacional quer internacional, com qualidade.

O chefe do Governo ajuntou que os produtos frutíferos têm merecido uma atenção muito especial dos produtores porque o abastecimento de água tem vindo a ser melhorado.

A par dos investimentos na agricultura e no turismo, no âmbito do qual a localidade de São Jorge vai receber intervenções do programa “Aldeias Rurais”, o governante lembrou que estão em curso as obras de reabilitação e asfaltagem da estrada entre Ramal de São Jorge e Longueira, orçadas em cerca de 100 mil contos, financiadas pelo Governo, através do Fundo do Turismo.

“A estrada asfaltada Ponte dos Órgãos/São Jorge/Longueira vai ser uma grande via para melhorar a circulação de pessoas, de produtos e turismo, tendo em conta que em São Lourenço dos Órgãos, em particular São Jorge, tem um grande potencial turístico”, concretizou.

Os investimentos em curso, segundo Correia e Silva, são “chamarizes” para mais investimentos da diáspora e vão melhorar as condições de vida das pessoas do concelho e dinamizar a economia, com mais emprego, qualificações e rendimentos.

Por fim, afirmou que esta visita reforça o compromisso do Governo com a promoção do desenvolvimento rural, a modernização da agricultura e a melhoria das condições de vida nas zonas do interior.

Além das obras de reabilitação e asfaltagem da Estrada Nacional EN3-ST-12, ramal de São Jorge, o chefe do executivo visitou parcelas agrícolas em Poilão, João Teves e Pico d´Antónia, incluindo a unidade de transformação agro-industrial.

O chefe do Governo teve ainda um encontro alargado com agricultores do concelho, em São Jorge, no espaço “Quintal di Nôs Guentis” (quintal das nossas gentes), onde auscultou as preocupações dos homens do campo e partilhou informações sobre os investimentos em curso e as políticas públicas de apoio ao sector agrícola.

FM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar